1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

HMS Cumberland - F 85

Classe Broadsword - Type 22 Batch 3

 

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D a t a s

 

Batimento de Quilha: 12 de outubro de 1984
Lançamento: 21 de junho de 1986
Incorporação: 10 de junho de 1989
Baixa:
23 de junho de 2011

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 4.280 ton (padrão), 4.850 ton (carregado).
Dimensões: 148.1 m de comprimento, 135,65 m de comprimento entre perpendiculares, 14.75 m de boca e 5.35 m de calado e 6.4 m de calado máximo.
Propulsão: COGOG (Combined Gas and Gas) com 2 turbinas a gás Rolls-Royce Spey SM-1A de 18.770 shp cada; 2 turbinas a gás Rolls-Royce Tyne RM-1C de 5.340 shp cada, gerando uma potência combinada de 48.220 shp e acopladas a dois eixos com hélices de cinco pás e passo variável.

Combustível: 700 tons. + 80 tons. de combustivel de aviação.

Eletricidade: 4 geradores diesel Paxman Ventura 12PA 200CZ de 1.000 kw cada, num total de 4.000 kw, podendo gerar por um curto periôdo em condições de emergência 5.200 kw.

Velocidade: máxima de 30 nós, cruzeiro de 18 nós (somente as turbinas Tyne).

Raio de ação: 7.000 milhas náuticas a 18 nós (turbinas Tyne) ou 12.000 a 14 nós (com um eixo).

Armamento: 1 canhão Vickers Mk 8 de 4.5 polegadas/55 calibres (114mm), substituído pelo Mk 8 mod.1 em 2001; 1 reparo CIWS HSA Goalkeeper de 30mm; 2 lançadores quadrúplos de mísseis superfície-superfície RGM-84C Harpoon; 2 lançadores sêxtuplos de mísseis antiaéreos de defesa de ponto Sea Wolf GWS 25 Mod. 3; 2 canhões DES-30B de 30 mm em dois reparos singelos e 2 lançadores triplos STWS Mk 2 de torpedos A/S Stingray de 324mm.
Sensores: 1 radar de vigilância combinada (aérea e de superfície) Marconi Type 967M-968; 1 radar de navegação Kelvin-Hughes Type 1006; 2 radares de direção de tiro Marconi Type 911 (GWS 25 Mod.?); 1 radar de direção de tiro HSA banda I e um de banda I/K acoplados ao Goalkeeper,
2 alças eletroóticas GSA.8/GPEOD Sea Archer (TV, IR e Laser) para direção de tiro do canhão e vigilância, 2 ofuscadores laser tipo DEC; CME Racal Type 675; MAGE Racal UAT 5 e UAT 6 para interceptação e Plessey UAD/UAK COBLU interceptação de de comunicações; 4 lançadores sêxtuplos de chaffs/flares DLB/SRBOC Mk 137; sonar de casco Ferranti-Thomson Type 2050, telefone submarino Type 2008, 4 lançadores DLF(2) de engodos flutuantes e engodo rebocavel para torpedos Graseby Type 182.

Sistema de Dados Táticos: CACS 5 Sistema de Comando Assistido por Computador, com Link 11 e 14 e CCA Auxilio ao Comando em Combate.Suíte de Comunicações ICS 3 com terminais de comunicações por satélite SCOT-1C SHF e Marisat SATCOM.

Aeronaves: 2 helicópteros Westland Lynx HMA3/8 armados com torpedos Stingray ou MSA Sea Skua e metralhadoras laterais. O Convôo tem capacidade para receber o Merlim HM.1 mas o hangar é muito baixo para armazenar a aeronave.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 232 homens, sendo 13 oficiais, 62 suboficiais e sargentos e 157 praças, e, atuando como capitânea de força, 245 homens, sendo 21 oficias, 65 suboficiais e sargentos e 159 praças.

Obs: Características em 2001.

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Fragata HMS Cumberland - F 85, foi o ? navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Foi construída pelo estaleiro Yarrow Shipbuilders Ltd., em Scotstoun, Glasgow (Escócia), custando cerca de £141,17 milhões. Foi ordenada em 14 de dezembro de 1982, teve sua quilha batida em 12 de outubro de 1984, foi lançada ao mar em 21 de junho de 1986, entregue em 18 de novembro de 1988 e incorporada em 10 de junho de 1989. Nessa ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra ?.

 

Logo depois de incorporada foi integrada ao 2º Esquadrão de Fragatas que teve sua sede na Base Naval de Devonport até maio de 1995 quando foi transferido para a Base Naval de Portsmouth.

 

1989

 

A Cumberland em 1989. (foto: ?)

 

1991

 

Em outubro participou do exercício DISPLAY DETERMINATION 91 da OTAN.

 

Participou do exercício DISPLAY DETERMINATION 91 da OTAN. (foto: ?) Participou do exercício DISPLAY DETERMINATION 91 da OTAN. (foto: ?)

 

1993

 

A Cumberland atracada em Port Everglades, Florida em 21 de julho de 1993. (foto: ?)

 

1997

 

 

2000

 

Em 2000 o sistema de hidrofones rebocados Type 2031(Z) e o sistema de reboque foram removidos.

 

2001

 

As quatro unidades da classe receberam uma nova suite de comunicações no Devonport Dockyard, em Plymouth.

 

Passou por um periodo de atualização, durante o qual, foi trocado o reparo Vickers Mk 8 de 4.5 pol., por um Mk 8 mod.1 de baixa reflexão radar e teve o seu compartimento de reboque do hidrofone convertido em camarote de planejamento de operações conjuntas, entre outros serviços.

 

2008

 

 

2011

 

Em 23 de junho deu baixa do serviço ativo na Royal Navy.

 

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

HMS Cumberland. (foto: ?) HMS Cumberland. (foto: ?)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CMG ? 10/06/1989 a __/__/198_
CMG ? __/__/198_ a __/__/198_
CMG ? __/__/198_ a __/__/198_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 2002-2003. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 2002.